Estação Ferroviária de São Miguel Paulista

By | 05:26 Leave a Comment
A estação original de São Miguel, em 1945. Foto cedida por Antonio Soukhef

HISTORICO DA LINHA: A variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 6/9/1933, depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo, foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo, embora com os piores trens.

A ESTAÇÃO: Como quase todas as estações da variante de Poá, a estação de São Miguel foi inaugurada oficialmente em 1926, data em que o primeiro trem de passageiros trafegou pelo ramal.

Fechado o tráfego poucos meses depois, ele e a estação foram reabertos somente em 1934.

Era a segunda estação da Central com esse nome. A primeira havia sido a de Itaquera, aberta em 1876 com o nome de São Miguel, pois estava no meio de nada, sendo o lugar mais próximo a vila de São Miguel.

Em 1945, o nome da estação e do bairro foram alterados para Baquirivu. A mudança durou pouco tempo, sendo revertida para o velho nome de São Miguel, mais o nome "Paulista".

Um novo prédio para a estação foi entregue em 10/6/1982 pelo ministro dos Transportes, Cloraldino Severo. Atende hoje aos trens da CPTM.

Em 2010, novo prédio foi entregue - o terceiro.

ABAIXO: Acidente em 1939, na estação de São Miguel (O Estado de S. Paulo, 19/9/1939).

AO LADO: Em 1945, a mudança de nome para Baquirivu - que não durou muito tempo (Folha da Manhã, 29/8/1945).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alberto del Bianco; William Gimenez; Antonio Soukhef; Google Maps; O Estado de S. Paulo, 7/9/1933 e 1939; Folha da Manhã, 1945; Revista Ferrovia no. 84, 1982)
 

A estação em 1939. Foto O Estado de S. Paulo publicada em 27/7/1939


A estação, nos anos 1970. Foto Alberto del Bianco


Localização do prédio e plataforma da nova estação. Revista Ferrovia no. 84, 1982


Plataforma da estação, anos 1990. Ver plataforma longa que parecia não existir ainda mas fotos anteriores. Foto cedida por William Gimenez


A estação atual em 2015. Foto Google Maps

Variante de Poá - km 481,501 SP-0761
Altitude: 738 m
Inauguração: 07.02.1926
Uso atual: estação de trens metropolitanos com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2010

Disponível aqui!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: